Oficina sobre o aproveitamento da mandioca foi debatida em Itacurubi

23-08-2017 17:20

                              

A localidade de Invernadinha, interior de Itacurubi, recebeu na última quarta-feira (16/08) a oficina de aproveitamento da mandioca, um produto comum nas propriedades do município. A atividade foi acompanhada por dez produtoras rurais, que através da orientação da Emater/RS-Ascar aprenderam a elaborar receitas salgadas e doces de mandioca ao talo gratinado, brigadeiro de mandioca e pudim de mandioca crua com coco.

Conforme relatado pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Ana Cláudia Rocha, o objetivo da atividade é mostrar às produtoras que é possível utilizar os talos e folhas dos vegetais, que muitas vezes são descartados da alimentação diária, “proporcionando receitas saborosas e nutritivas, a partir de matérias-primas encontradas nas propriedades das famílias rurais de Invernadinha”, comenta.

Além de pratos à base de mandioca, as produtoras aprenderam a fazer acompanhamentos, como de talos de beterraba e agrião e couve refogados com temperos verdes, para compor a receita salgada. Também foram feitos sucos verdes de couve com laranja, brócolis com laranja e espinafre com laranja, “o que enriquece a refeição com nutrientes e vitaminas”, avalia Ana Cláudia.